SOBRE O QUE VC QUER SABER?

terça-feira, 5 de junho de 2012

PEIXES

     Alimento com proteína de origem animal de fácil digestão, de baixas calorias, rico em selênio e zinco, minerais que estimulam a função cerebral (memória), imunidade, crescimento de cabelos, unhas e regeneração celular, reduzindo fadiga e doenças cardiovasculares. Isso sem falar em alguns tipos de peixes que são riquíssimos em omega -3, como o Salmão e a sardinha .
      O salmão além do omega-3, oferece grande quantidade de vitaminas do Complexo B, vitamina A e ferro. É famoso por suas propriedades antienvelhecimento e dar viço nos cabelos e pele, tem propriedades antiinflamatórias que combatem a artrite .
     O camarão é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de minerais que preservam a juventude. Rico em vitamina B12 que beneficia a função cerebral e previne a fadiga; e vitamina B3 que protege a memória; selênio, anticancerígeno e vital para o coração, além de combater as rugas; o camarão ainda fornece iodo para o funcionamento adequado da tireóde e cálcio para os ossos. Contem muito zinco, que aumenta a fertilidade e a imunidade.
      As sardinhas frescas ou enlatadas contém vários ácidos graxos e antioxidantes que combatem o envelhecimento e previnem câncer. Os ácidos graxos também ajudam a evitar a formação de coágulos no sangue, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Alem disso protegem dos riscos nocivos do sol, como a radiação ultravioleta. As sardinhas também são ricas em selênio que além de anticancerígeno, neutraliza os metais tóxicos no organismo. As sardinhas em lata são uma boa fonte de cálcio, que mantém os ossos fortes e saudáveis.
      Arenque, com até 20% de seu peso constituído de ácidos graxos essenciais, é um importante alimento para a longevidade. É rico em zinco, importante para a imunidade, em vitaminas A, D e E, solúveis em gordura, e as do complexo B, solúveis em água. Recomenda-se o consumo de salmão ou outros peixes em 3 refeições por semana.

Receita de sardinha grelhada com molho verde:
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho descascados
2 pimentões verdes grandes, sem sementes picados
125 ml (1/2 xíc.) azeite extra virgem
50g de anchovas em lata
2 pimentas verdes pequenas sem semente
Suco e raspas de 2 limões sicilianos
2 colheres de sopa de alcaparras
8 colheres (sopa) de manjericão picado
4 colheres (chá) de salsa picada
12 sardinhas frescas lavadas
Numa panela, aqueça a cebola, o alho e os pimentões em metade da quantidade de azeite. Bata a mistura num processador ou liquidificador com as anchovas, a pimenta, o suco e as raspas do limão e as alcaparras, até formar um purê grosso. Grelhe as sardinhas embrulhadas em papel alumínio durante 5-7 min. de cada lado. Coloque num prato, espalhe o molho por cima, salpique as ervas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!