SOBRE O QUE VC QUER SABER?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Suplementos alimentares, é bom ou não para quem malha?

Existem os macro nutrientes que são os carboidratos, proteínas e lipídios, e os micro nutrientes que são os aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Os suplementos alimentares são compostos por estes MACRO E MICROnutrientes.
Os suplementos alimentares são ótimos pra quem malha! Eles potencializam o treino, contribuem para contração muscular, formação de músculos, sistema imune, redução de fadiga muscular e cãibras.
Atletas profissionais se desgastam muito fisicamente e provocam estresse oxidativo com excesso de produção de radicais livres comprometendo a funcionalidade dos órgãos e sistema imune afetando a longevidade dos que praticam atividade física. A magnitude deste processo está relativamente ligado a intensidade, duração e tipo de exercício praticado.
Quando se pratica exercício físico em tempo e temperaturas extremas se perde micronutrientes pela urina e sudorese, então é importante o consumo adequado de vitaminas,sais minerais e aminoácidos.
Quais são os tipos de suplementos disponíveis no mercado, quais os cuidados que quem consome deve ter para não prejudicar a saúde, qualquer pessoa pode tomar? Quais são as novidades nesta área?
Temos uma gama ilimitada de suplementos para tudo o que se imagina e se deseja: para ganhar massa muscular, queimar gordura, energéticos, fadiga muscular, pré-treino, pós treino... Em primeiro lugar deve-se procurar um profissional da área da saúde, nutricionista ou nutrólogo, que tenha conhecimentos destes suplementos para fazer uma avaliação e ver a necessidade e maneira de usá-los! Hipertensos, diabéticos, cardíacos, disfunção da tireóide, portadores de doença auto imune, gestantes e crianças devem avisar o nutricionista, nutrólogo sobre a doença.
Os mais usados e indicados: WHEY PROTEIN – shake a base de proteina hidrolisada, concentrado ou isolado, do soro do leite, de alta qualidade e de fácil digestão, fornece energia adicional e amplia o tempo de chegada a exaustão. Estimulam a produção de HG promovendo o ganho DE MASSA MUSCULAR , protegem o DNA do estresse oxidativo , excelente fonte de cálcio – responsável por reduzir fraturas por estresse durante o exercício. São reduzidos em carboidratos e 0% de gordura. Pode ser usado antes e após o treino.
Para quem tem sensibilidade a lactose - (leite de vaca ) pode usar ALBUMINA(clara de ovo desidratada) alto teor de proteínas.
BCAA – AMINOÁCIDOS de cadeia ramificada – alta qualidade, hepatoprotetor, responsável por 35% da constituição muscular – muito usado por atletas que praticam exercício de longa duração, maratonas, rústicas, ciclismo, triátlon – usado antes da competição ou treino, para dar suporte energético e após para recuperação de fadiga muscular e microlesão de fibras musculares;
Suplementos HIPER CALÓRICOS – para super atletas – para manutenção do ganho de peso de boa qualidade. Para aqueles atletas que precisam consumir 5 mil caloria dia!
MALTODEXTROSE: promove fornecimento de energia quando consumido durante o exercício – preserva os estoques de glicogênio – combatendo a fadiga. Bom para corredores, ciclistas, maratonistas, como é um carboidrato complexo confere menor liberação de insulina quando comparado ao carboidrato simples, evitando efeitos colaterais como hipoglicemia – efeito rebote. Tem baixa caloria!
Thermogênico: FAT BUNNERS - aceleram o metabolismo promovendo maior gasto energético, deve ser evitado por cardiopatas, hipertensos, bipolares, distúrbios da tireóde, diabéticos.. aumenta a sudorese.
PÓS TREINO: para atividade de longa duração a alta intensidade que degradam as reservas de glicogênio causando micro lesões teciduais, provocando o aumento de radicais livres e hormônios catabólicos –como cortisol . São suplementos a base de proteínas ,maltodextrina, vitaminas e sais minerais.
Há também muitos hormônio com promessas de ganho de massa muscular rápida (anabolizantes)! São muito perigos e causam danos a saúde!
Lembrando que os suplementos dever ser ingeridos com orientação de nutricionistas ou nutrólogo, na dose certa indicada por este profissional baseado na necessidade individual, tipo de treinamento, peso corporal , pois acima do limite indicado pode causar lesões de fígado, rins, taquicardia, cansaço, desanimo, depressão.........................................
A melhor maneira de obter um bom resultado com ganho de massa muscular, redução de gordura corporal, resistência ou força : é praticar atividade física regularmente com disciplina, fazer uma dieta de acordo com o tipo de atividade física e suplementar com orientação de um profissional da área! Resultados instantâneos e saudáveis sem disciplina, não existem!
Fonte: entrevista para TV FEEVALE por  Liliana G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!